Guia de Decoração Suvinil


.

Olá pessoal... Encontrei este guia aqui em casa, e resolvi postar algumas coisas a vocês. O guia é de 2008, mas são dicas de decoração muito interessantes que sempre usamos...


Qual o seu tom preferido? A resposta parece fácil, mas, ao parar para escolher, logo descobrimos que as tonalidades que nos agradam são muitas. Mas será que todas se afinam com você? Para descobrir os matizes que mais combinam com a sua personalidade, os especialistas no assunto fornecem algumas pistas. Siga as orientações e escolha com mais segurança as cores que irão embelezar os ambientes de sua casa.

Tamanho, luminosidade, função do ambiente. Tudo isso influencia na escolha dos matizes. No entanto, o primeiro passo para definir as cores que serão usadas é fazer uma auto análise de nossas emoções. Os azuis nos passam sensações agradáveis? Os verdes nos remetem boas lembranças? Perguntas objetivas como essas são pistas importantes para descobrir suas cores favoritas.





A designer inglesa Tricia Guild, profunda conhecedora do assunto, sempre aconselha seus clientes a optar por cores para a casa que acreditem lhes trazer sorte, tranquilidade e força. A sugestão se baseia no fato cientificamente provado de que as tonalidades dos ambientes têm influência em nosso humor e bem estar. Para descobrir as nuances que agem de maneira positiva em nossas emoções (aquelas que no fundo são as de que mais gostamos), uma boa dica é criar um álbum. Comece folheando revistas e recorte todas as imagens que lhe são agradáveis. Depois, pesquise suas próprias fotos, selecionando as mais bonitas e divertidas. Reunir retalhos de tecidos lisos e estampados também faz parte do exercício. Pronto, você já está com acervo precioso dos tons que mais lhe agradam. Repare como duas ou três cores se repetem em todas as suas amostras. Pode apostar nelas, com certeza são as suas preferidas.








Com incrível poder transformador, as cores são valiosas porque atuam de maneira sutil sobre as percepções. Quer fazer a sala parecer maior ou então tornar mais acolhedor um ambiente estreito e comprido? Há tonalidades certas para isso.


Ampliar:
Para disfarçar ambientes pequenos, a receita é apostar nos tons em que a luz encontra maior reflexão. O branco e as nuances naturais, entre elas o marfim e toda a gama do creme e do gelo, que também levam branco em sua composição cromática, são os mais indicados. Para não deixar tudo muito clarinho, o que pode tirar a vitalidade do espaço, reserve os matizes fortes para os detalhes, como almofadas e objetos decorativos. Se o problema for pé-direito baixo, pinte de branco o teto e o rodapé. Dica: rodapés altos são ótimos aliados para ampliar visualmente os espaços. Nesse caso, piso e paredes devem ter tonalidade mais escura que eles.


Acolher:
Ambientes grandes ou compridos e de pé-direito alto costumam nos deixar pouco à vontade, com a sensação de estar perdido no espaço. Nada melhor para reverter a situação do que apostar em cores marcantes. Uma parede colorida já é suficiente para tornar mais intimista a área inteira. O tom é você quem escolhe. As cores consideradas quentes (a paleta dos marrons e vermelhos) são bem-vindas, porque passam a impressão de proximidade. No entanto, os verdes, os azuis e até os lilases, desde que se apresentem em nuances mais fechadas, também produzem sensação de acolhimento.

O tom das paredes também pode definir e dividir os espaços. O pulo-do-gato aqui está em saber tirar proveito disso, aplicando o matiz no lugar e na proporção certos e orquestrando composições afinadas com os demais elementos do ambiente. Lembre-se que poucos recursos chamam tanto a atenção na casa como um ponto de cor se diferenciando do conjunto. Portanto, antes de empunhar o pincel, avalie com calma sua decisão.


Regra número 1:
Quando o assunto é destacar um determinado canto do ambiente, a saída segura é deixar todo o restante branco e só ele colorido. Já no caso de espaços de pouca permanência, como lavabos e halls de elevador, o predomínio de tonalidades fortes está liberado. Mesmo assim, os especialistas aconselham a priorizar cores claras nos ambientes vizinhos. O impacto de sair de um tom marcante para um suave estimula a retina e envia mensagens de bem-estar ao cérebro. Vale o alerta: matizes rebaixados - aqueles que tiveram a vibração reduzida por pigmentos pretos, cinza ou marrons - cansam menos do que os energizantes.


Em dúvida sobre a cor ideal para a sua sala, quarto, cozinha, banheiro ou fachada? Resolva a questão acessando o site da Suvinil. Ali, num simulador de decoração, você seleciona a tonalidade, pinta as paredes do espaço e analisa o resultado. Para maior segurança, use o serviço exclusivo que permite transportar a foto de seu ambiente para dentro do site e aplicar as cores do simulador.

Como combinar as cores




Aplicar algumas demãos de tinta é o jeito mais barato, seguro e rápido de renovar os ambientes da casa. Afinal, pintar a sala ou o quarto dá muito menos despesa e mão-de-obra do que trocar os móveis, as cortinas ou o piso. Para ajudar você a solucionar o mais difícil - combinar as novas cores da parede com os estofados, abajures, almofadas e todos os demais itens da decoração que já existem, abaixo há dicas preciosas.




Há duas maneiras de harmonizar as cores das tintas com as que predominam na decoração. Uma delas é amenizar a diferença entre elas. Nesse caso, recorra ao círculo cromático (mapa dos tons primários e secundários). Ao trabalhar com cores vizinhas ou próximas no círculo, o contraste será menor e o resultado harmônico. Outra opção é apostar no contraste. Mas, também aqui, equilíbrio é fundamental, o que se consegue explorando os opostos. Por exemplo, se é o vermelho que se destaca no mobiliário, escolha para as paredes o seu oposto, usando derivados de verde. Em ambientes de peças muito coloridas, é mais prudente manter as paredes neutras.

No site da Suvinil você esclarece as suas dúvidas quanto à combinação de cores. O ícone Oficina de Cores traz muita informação sobre o assunto, com esquemas cromáticos e dicas para cada ambiente. Vale a pena passear por todas as suas páginas, há muitas informações interessantes sobre tintas e pintura.

www.suvinil.com.br

Your Reply