Introdução ao Feng Shui


.


Olá, tudo bem? Estava fazendo uma faxina básica aqui em casa, e achei umas revistas de Feng Shui com matérias legais... Resolvi postar a vocês!

Esta matéria é um introdução ao Feng Shui, achei interessante.

Feng Shui sem mistério

É muito comum encontrar pessoas que areditam ser o Feng Shui uma técnica chinesa nascida para harmonizar o ambiente, mudando apenas a decoração da casa ou do escritório para isso. Entretanto, esse conceito, muito embora necessite de pequenos ajustes, não está de todo errado.

Para aplicar a técnica de harmonização, a decoração do ambiente torna-se um dos pontos mais fortes no que se refere à cura e à solução para as áreas faltantes do Ba-guá (a bússula do Feng Shui).

Entretanto, isso não quer dizer mudar a decoração, mas sim aproveitar os elementos e bom gosto existentes para inserir apenas as "curas" necessárias.

Descobrindo o Feng Shui

Na verdade, Feng Shui (significa literalmente "água vento"), é parte de uma antiga filosofia da China ligada à natureza. Uma ciência oriental praticada há mais de 4.000 anos, que estuda o meio ambiente e a nossa relação com ele, buscando proporcionar maior harmonia.

A técnica que ficou conhecida por seu foco dirigido à compreensão que existe entre a natureza e o mundo visa, de forma determinante, apenas proporcionar maior paz e bem estar a todos nós. Como já mencionado, Feng Shui, em sua tradução literal, significa água e vento, ou seja, duas formas estimulantes de vida importantes no universo.

Mas, também, é uma ciência que está ao alcance de todos nós e, por isso, pronta para ser absorvida e compreendida por quem deseja maior harmonia e tranquilidade onde mora, trabalha ou vive.

Ou seja, aprendemos com a técnica que é muito melhor viver com a natureza ao invés de contra ela.

O Feng Shui influencia a nossa vida

Além de tudo, O Feng Shui também está unido à ideia de que nossa vida sofre influências diretas do mundo exterior, nos envolvendo por completo, física e emocionalmente.

Por isso, precisamos tanto de paz e alegria.

Vivemos cercados de simbologias pela vida, seja para a beleza, morte, indiferença, gentileza, simpatia, arrogância, irritação, música etc.

E, muitas vezes, esses sinais ganham proporções enormes, tomando conta do ambiente em que vivemos.

Assim, para estar tranquilo, precisamos apenas aprender a identificar ou neutralizar cada um deles, todas as vezes que determinado local não estiver em harmonia conosco.

Para reconhecer melhor estas energias, os mestres do Feng Shui que compreendem e estudam o caminho dos cinco elementos e suas energias (positiva, chamada de Ch'i e negativa, chamada de Sha), nos mostram o melhor caminho para a aplicação da técnica de harmonização.

Quer um exemplo?

Certamente, você já ouviu falar sobre a energia dos espelhos e a força que neles está contida desde a história da Branca de Neve e os Sete Anões, não é mesmo?

Pode acreditar, pelo Feng Shui os mestres ensinam como e onde usá-los em casa, para atrair positividade. Mostram não só quais quartos que em sua casa precisam de plantas e flores como também em que posição sua cama ficará melhor.

Por isso, hoje, cada vez mais é comum conhecer novos profissionais usando e trabalhando essa técnica.

São decoradores, arquitetos, paisagistas, engenheiros, donas de casa, enfim, uma variedade enorme de profissionais que cada vez mais conhecem e aplicam o Feng Shui adquirindo maior benefício pessoal.

No entanto, é importante ainda esclarecer que, para aplicar a técnica, não é preciso contratar os serviços de um arquiteto ou decorador, aliás, nem faça isso, principalmente se não tem em mente mudar a estrutura ou decoração da sua casa.

Tudo porque, para aplicar o Feng Shui, é necessária apenas uma consultoria ou a aplicação da técnica feita por você mesma, como uma autoditada que se dedica à leitura e ao aprendizado.

Quando um determinado espaço é arrumado com harmonia, equilíbrio, bom senso, criatividade e intuição, a vida de todos que usufruem o local tende a ser mais equilibrada e harmoniosa, e isso proporciona a todos boa saúde, prosperidade, sucesso, amor etc.

Entretando, caso isso não ocorra e o ambiente esteja pesado pela presença de objetos amontoados, sujos, velhos ou quebrados (o que produz energia estagnada), tudo a sua volta poderá não só contaminar como influenciar as pessoas que ali vivem ou trabalham.

A beleza das cores que se multplicam em vários tons pelo jardim, fazem desta casa um convite para que dela se aproxime. Sucesso, amor e espiritualidade estão presentes desde a porta de entrada.

A harmonia exala por entre os elementos aqui representados pela natureza: água, pedra, terra, verde e sol. Explodem na paisagem toda beleza e bem-estar que a energia Ch'i necessita para fluir livremente.

Muito mais do que decoração

Portanto, fique alerta, Feng Shui não é apenas encher a casa com objetos esotéricos e chineses, mas sim uma técnica que pode ser usada em qualquer ambiente, do mais simples ao mais luxuoso, do mais alegre ao mais sério, trazendo igualmente resultados impressionantes e ambientes agradáveis.

Para aplicá-lo, existem várias maneiras específicas, cada uma de acordo com os ensinamentos de sua escola, embora todas tenham a mesma finalidade que é estudar a harmonização do ambiente e as pessoas que dele usufruem, alcançando resultados impressionantes.

São elas: Escola da Bússula, Escola do Chapéu Negro e Escola da Forma.

Escola da Bússula

Sua característica é usar vários instrumentos para encontrar pontos de energia acumulada dentro dos ambientes, partindo da identificação norte da casa.

Para isso são necessários: uma bússula para encontrar os pontos cardeais; um diagrama com oito casas (quatro favoráveis e outros quatro desfavoráveis), o centro é chamado de Tao ou Tai Chi, onde deve ficar o número correspondente a cada praticante, que é encontrado a partir da data de nascimento.

E, por fim, oito trigramas do I Ching (na verdade, é um texto de consulta milenar do pensamento chinês).

Escola do Chapéu Negro

Esta é a mais conhecida aqui no Ocidente por suas adaptações, simplicidade e melhor forma de usar.

Por ela, se avalia cada casa e cada ambiente, partindo da porta de entrada, onde é posicionada a área de trabalho que existe no Ba-guá (o mapa dessa escola).

No Ba-guá, as áreas de interesse da vida são oito: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade - e todas ativadas através dos móveis e objetos da casa.

Escola da Forma

Conhecida por trabalhar os pontos cardeais, usando a Teoria dos Cinco Animais, esta escola, que é a mais antiga do Feng Shui, possui na forma dos animais o conceito de casa harmonizada.

Se você olhar de frente a casa, a partir do jardim, o centro será representado por uma Cobra.

Ao Sul, a Fênix vermelha, que é o pássaro do verão e da boa sorte.

Ao Norte, a Tartaruga preta, que está associada ao inverno. É dorminhoca e misteriosa.

A Oeste, O Tigre Branco, inprevisível e aventureiro.

E, por fim, a Leste, o Dragão verde, protetor e emissário de cultura e sabedoria.


Fonte: Revista Feng Shui - Harmonizando Seu Lar
N° 02 Editora Escala

Your Reply