Os animais e seus significados para os Orientais


.


Quem já não ouviu a expressão "Estamos passando pelo ano do dragão e, portanto, é um ano de sorte" ou "É sempre bom ter uma tartaruga ou coruja em casa, para atrair proteção"?

Na verdade, isso tudo é lenda e estudos tradicionais, que, através dos anos, foram passados de pai para filho, por sua credulidade, até hoje persistem, emanando paz e prosperidade.

Dentro da tradição chinesa, toda essa verdade atravessou o oceano e chegou ao Ocidente, impregnada de sabedoria.

Na própria Escola da Forma, dentro do Feng Shui, toda consulta é feita com a presença integral das formas e simbologias dos animais e suas características. Para os orientais, a moradia ideal é aquela em que seus habitantes estão sob a proteção dos animais sagrados.

Conhecidos como celestiais, esses animais representam os cinco elementos da natureza. Você os conhecerá a partir de agora. São eles: fênix (pássaro), cobra, tigre, dragão e tartaruga. E, por isso, tê-los por perto sempre será sinal de boa sorte.

Coruja: Com seus olhos atentos e grandes, tê-la por perto é sinal de prosperidade à vista.

Gato: Um dos símbolos mais usados na China para atrair sorte. É o caso do gato da sorte, um souvenir (objeto que resgata memórias que estão relacionadas ao destino turístico) muito usado até hoje.

Veado: Ele representa vida longa a quem o recebe e prosperidade a sua casa.

Leão: Traz proteção, saúde, alegria e prosperidade à casa de quem o possui.

Fênix: Tem poder de voar muito pela vida e está sempre à frente de qualquer coisa. Por isso, representa a inspiração e o poder de ver longe. Ela representa ainda nossas metas, sonhos, objetivos.

Peixe: Muito conhecido e utilizado na China como indicador de prosperidade e abundância no lar, principalmente se for dourado. Seu poder multiplica e promete dinheiro e sucesso a quem o recebe.

Cobra: Seu local é o centro do cômodo ou da casa. Por ser muito alerta e ágil, recebe influência de todos os lados, mas sempre ajuda na hora de decidir pelo melhor.

Sapo: Deve sempre ser mantido na frente da porta de entrada da casa ou cômodo. Mantenha-o sempre com uma moeda na boca para que nunca lhe falte dinheiro.

Tartaruga: Sua característica é a proteção (da mesma forma que se protege com seu casco), segurança e vida longa e estável, conforme a escola da forma.

Dragão: Seu local é à esquerda do cômodo ou da casa e, por sua imponência e mitologia, abrange qualidade espiritual que requer inteligência e crescimento. Representa conhecimento e criatividade.

Tigre: Ele está entre a defesa e o ataque, e tem como característica a vigília constante. Use-o sempre no lado direito da casa. Fora isso, ele representa força física, rapidez de ação, instinto de preservação.

Unicórnio: Sua presença, na casa, simboliza boas notícias, sucesso e prosperidade.


Fonte: Revista Feng Shui - Harmonizando Seu Lar
N° 02 Editora Escala

Your Reply